Image

Login

FOTOS

DIA INTERNACIONAL DO SINDROME DE DOWN
21/03/2018

Dia 21/03 é dia da Síndrome de Down, esse dia foi escolhido pois é uma alteração genética no cromossomo “21”.

"Essa data visa chamar a atenção sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam (outra tarefa do 21/03) que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Portanto, devem ser evitados os “rótulos” provocados por expressões do tipo “Ah, como ‘os Downs” são carinhosos!” ou “Eles são todos tão teimosos, não?!”… Em respeito à individualidade de qualquer ser humano, esse tipo de generalização não deve ser aplicada a nenhum grupo, nem a este, por melhor que seja a intenção de quem o faz.
Toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você."

(http://www.movimentodown.org.br/2015/03/21-de-marco-dia-internacional-da-sindrome-de-down/)


Para nós do Colégio Novo Alicerce, essa data é uma forma de toda a comunidade refletir sobre as diferenças. Afinal o que é normal? A diversidade existe! As crianças nos ensinam todos os dias sobre o respeito, solidariedade, afeto e carinho, pois para eles todos são iguais. Com certeza, com esse olhar das crianças teremos no futuro uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais!

Depoimentos daqueles que têm uma pessoa com Síndrome de Down no dia a dia, como filho, professor:

“Trabalhar com crianças com Sindrome de Down é ter por perto um ser com uma luz própria, capaz de brilhar e surpreender a cada dia. São pessoas carinhosas, amorosas e gentis, têm uma sutileza em cada passo dado.
Em sala de aula, despertam em outras crianças valores como espeito, cuidado e zelo ao próximo, pois por onde estão, sempre há uma criança disposta a ajudar, mesmo que essa ajuda não se faça necessária.

Aos que acham uma grande dificuldade trabalhar com portadores de Síndrome de Down, saibam que é desafiador, mas é um aprendizado para o resto da vida não tem tamanho!”
(Professora Tatiana Dias)


“No começo do ano fiquei sabendo que receberia uma criança com Síndrome de Down na turma e já pensei quais seriam as estratégias para trabalhar com ele. No decorrer dos dias e com o convívio confirmei o que já sabia; que C. é igual a outras crianças! Exige um pouco mais da minha mediação no trabalho pedagógico, mas socialmente é uma criança como todas as outras, autônoma, faz suas escolhas e é extremamente carinhosos com amigos e professoras.
O espírito de solidariedade é notório na turma! Posso dizer que fui privilegiada, pois aprendi e aprendo todos os dias.”
(Professora Valéria Radlinsky)


“Percebi que esses meses que o Léo vem frequentando a escola ele está mais independente nas suas atividades do dia a dia, antes ele pedia mais ajuda agora ele tenta primeiro fazer sozinho!”
(Thaís mãe do L. C. – 4 anos)

“...O Caio foi super acolhido por toda equipe do colégio Novo Alicerce....estamos super felizes e satisfeitos com o trabalho proposto e toda carinho e atenção que o Caio recebe!!!!
Muito obrigada a toda equipe do Colégio Novo Alicerce!!!!
(Flávia e Rafael, pais do aluno C. H. – 4 anos)

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Alameda Afonso Schmidt, 592 • Santa Terezinha • São Paulo • SP • 02450-001
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h