Login

PERGUNTAS FREQUENTES

1) Como é realizado o período de adaptação dos alunos novos?

As aulas começam e sabemos que não é fácil adaptar-se a esta nova rotina. É natural que alguns pais sintam-se ansiosos e preocupados durante este processo. Cabe a nós, educadores, orientá-los quanto ao período de adaptação da criança na escola. Segue abaixo algumas orientações a serem seguidas.
1. Alguns dias antes do início das aulas deve-se preparar a ida da criança à escola. Os pais devem contar numa linguagem bem simples, como é a escola, o que ela vai fazer lá, quem é sua professora.
2. Não se preocupe se a criança chorar no momento da separação : é normal. Lembre-se que nem sempre o choro quer dizer que a criança não deve ficar na escola. Contudo, choros prolongados exigem atenção e é sempre bom um contato maior entre os pais e a Coordenação.
3. É recomendado que a mãe fique com a criança nos primeiros dias até que esta se sinta totalmente segura. Se os pais trabalham fora, principalmente a mãe, e não dispõe de um tempo para superar o período de adaptação, o mais adequado é transferir a responsabilidade para alguém da família.
4. No colégio durante o período de adaptação, não faça nada para seu filho. Se ele pedir algo, estimule-o a procurar a professora, com quem deve criar laços afetivos e para quem deverá transferir suas necessidades e dependências. A professora deve ser vista como uma nova aquisição afetiva, uma nova pessoa amiga e querida.
5. Para os pais enfrentarem melhor a situação durante o período de adaptação no Colégio é importante portar um livro para ler ou algum trabalho manual. Lembre-se que a adaptação não dura muito e o choro é passageiro.
6. Se seu filho bater ou apanhar de alguma criança, não perca o controle. A criança não sabe dominar sua agressividade, o ato físico é a linguagem mais eficiente para elas. Um dos trabalhos do Colégio é exatamente o de fazer as crianças perceberem que podem resolver os conflitos de outra maneira.
7. Pode ser que a criança fique isolada no Colégio nos primeiros dias de aula. Isso é muito comum. Crianças menores exercem suas atividades separadamente por não terem desenvolvido o nível de sociabilidade. No entanto, a professora está preparada a enfrentar esse tipo de situação e promoverá a integração do grupo.
8. O atraso na chegada não é aconselhável. É que o grupo, a cada dia, reinicia um processo de descoberta do mundo. Assim, uma criança que chega atrasada não terá participação em toda a dinâmica de sala de aula, com as brincadeiras já em andamento. Ela ficará menos participativa do que as outras crianças.
9. A hora de buscar seu filho também é muito importante. Ele tem necessidade de viver uma rotina no Colégio e ficará mais tranquilo se você for buscá-lo na mesma hora em que vão os pais das outras crianças. Qualquer demora poderá deixá-lo inseguro.
10. Lembre-se de que é o colégio que vai orientar os pais o momento adequado para ir embora. Quando isto ocorrer, mesmo que seu filho chore bastante, deixe-o. A professora já observou e o considera apto a ficar sozinho. É o Colégio que deve estabelecer o limite.
11. Alguns dias depois do fim do período de adaptação, não saia da escola escondida de seu filho. Despeça-se dele naturalmente.
12. Fiquem tranquilos. Se tiverem qualquer dúvida quanto à conduta a ser adotada, sobre o método do Colégio, sobre o comportamento de seu filho, procurem, sem inibições, a Coordenação. Procuraremos responder aos seus questionamentos.

2) Qual é a formação dos profissionais que atuam nesta área?

Todos os professores possuem formação superior na área de Pedagogia e alguns, pós-graduação. Além disso, os docentes se atualizam constantemente:
1. Individualmente:
· Participando de cursos de formação continuada, promovidos por diversas instituições educacionais;
· Feiras, congressos, palestras e/ou simpósios educacionais;
2. Em grupo:
· Treinamento de qualidade, responsável pela uniformização de linguagem e postura, bem como a estruturação e sistematização dos procedimentos gerais da escola, como empresa.·.

3) Como é a participação da familia no processo escolar? 

O Colégio Novo Alicerce procura acompanhar e atender as necessidades dos alunos sistematicamente, acompanhando este processo nas reuniões quinzenais com os professores. As famílias podem contatar professores e coordenação, sempre que necessário, mediante agendamento na secretaria ou via agenda do aluno.
As atividades sociais programadas têm como objetivo a integração entre as famílias e escola. Um dos objetivos do Colégio é colaborar com os pais na missão de educar e para isso promovemos palestras com profissionais da área educacional a fim de orientar e trocar experiências entre pais e educadores.

4) Como é o lanche dos alunos?

O Colégio Novo Alicerce não padroniza o lanche dos alunos pois entende que cada família possui seus hábitos alimentares. No entanto, as famílias devem saber a importância de uma alimentação saudável, principalmente de um a seis anos. Assim, o Colégio orienta às famílias a não enviarem salgadinhos, doces e refrigerantes.

5) Qual é a rotina dos alunos?

A concepção de sala de aula montessoriana adotada pelo Colégio Novo Alicerce, enfatiza a ideia de um local preparado para a aprendizagem. Muitas atividades e situações vividas pelas crianças ocorrem em outros locais, tais como a vida prática, a brinquedoteca, o parque, por exemplo. Em cada espaço, a criança tem a oportunidade de vivenciar suas próprias demandas: ouvir histórias, escovar os dentes, fazer um lanche, brincar, pesquisar, limpar o ambiente que foi utilizado, etc.

6) O Colégio possui uniforme?

O aluno deverá comparecer às aulas e às atividades extracurriculares devidamente uniformizado. O uniforme socializa o aluno dentro e fora da Escola, razão pela qual seu uso é obrigatório, pois a logomarca identifica o Colégio do aluno, em qualquer lugar ou eventualidade. O uso de sandálias, tamancos e botas podem prejudicar a criança em determinadas atividades, sendo adequado o uso de tênis. É adequado escrever ou bordar o nome da criança em todas as peças do uniforme.

 

7) O Colégio possui transporte escolar?  

O Colégio Novo Alicerce terceiriza o serviço de transporte escolar com profissionais autônomos e devidamente credenciados.

Carina Castilho – Fone:  95147-8606 ou 2238-6230

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Alameda Afonso Schmidt, 592 • Santa Terezinha • São Paulo • SP • 02450-001
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO