Os princípios montessorianos são norteadores do trabalho em sala de aula. Confira alguns deles:
1) Ambiente Preparado:
A sala de aula atende às necessidades biológicas e psicológicas da criança. A mobília é do tamanho adequado para que a criança tenha liberdade de escolha dos materiais de desenvolvimento que são de livre utilização das crianças.
O ambiente é dividido por áreas: sensorial, vida prática, linguagem, matemática, conhecimento de mundo e artes. É através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes que a aprendizagem se dá. O método estimula o aprendizado por meio de atividades práticas. O material Montessoriano foi desenvolvido para a criança vivenciar o conhecimento.
2) Educador Preparado
O professor em sala de aula desempenha o papel de guia e auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Ele conhece cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e o método. Seu papel, na sala do Infantil I, além de provocar a curiosidade da criança acerca dos materiais, compartilha e media sobre as regras do ambiente para que a criança utilize-se da liberdade com responsabilidade.
3) Criança equilibrada
No ambiente preparado com o educador preparado o resultado são crianças equilibradas e normalizadas, que demonstram amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Educadores e educandos desempenham simultaneamente observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseados no respeito, afeto e confiança.
4) Liberdade
A liberdade é oferecida à criança conforme as conquistas pessoais e coletivas do desenvolvimento das crianças. Só conseguem essa liberdade pois o ambiente lhes favorece e o professor preparado é um guia nesse ambiente demonstrando a criança o que pode e o que não pode em sala de aula.
As crianças do Infantil I já sabem que podem pegar os materiais que encontram-se nas prateleiras, porém quando um escolhe um material e o leva para o seu tapete, nesse momento, o material é daquela criança. Ao concluir a atividade, guarda-se novamente o material de onde foi retirado para então escolher um novo.
Ao mesmo tempo que a criança tem acesso a tudo no ambiente, ela precisa se organizar para fazer bom uso dessa liberdade. É agindo que a criança adquire conhecimentos.
5) Respeito ao Ritmo Individual
Cada aluno tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado. O professor com seu olhar diferenciado, consegue perceber o que cada um já conquistou e quais os próximos desafios individuais.
Confira um pouco da rotina montessoriana do Infantil I B: