Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Multiculturalismo e educação

Montessori

Vivemos em um mundo no qual existem incalculáveis culturas e etnias diferentes. A humanidade é diversa e plural por natureza, desenvolvendo novas formas de arte, trabalho e relações sociais em todos os lugares nos quais habita. Inovar, criar, re-criar, significar e re-significar são características intrínsecas de nossa espécie. Mesmo dentro de uma mesma cidade podemos encontrar culturas e subculturas diversas, com modos de agir, falar e vestir completamente distintos dos demais. Estamos constantemente mudando, e quanto mais nos aproximamos uns dos outros, seja física ou virtualmente, mais mudanças chegam e se inserem em nossos hábitos cotidianos. Cada pessoa é, como diria Gonzaguinha, fruto “das marcas das lições diárias de outras tantas pessoas”.

Valorizar a diferença e reafirmar a igualdade, para reconhecer a diversidade e celebrar a união, é preciso ensinar as novas gerações o que faz do Brasil uma nação plural. Para tanto, nada mais adequado que educar as crianças para que reconheçam em si mesmas tudo o que compõe a nação na qual nasceram. Educar para que a diferença e a origem multifacetada sejam um valor em si mesmas, um motivo de orgulho, uma afirmação de identidade diante do mundo. 

Na posição de educadores montessorianos, herdeiros de Maria Montessori, a grande pacifista e incansável ativista da cultura da paz, temos a missão de ajudar nossas crianças a reconhecerem a si mesmas como fruto de um processo único, no qual todas as diferenças resultam em indivíduos singulares, que trazem consigo toda a carga étnica e cultural de seus ancestrais. Para nós, promover a diversidade, compreender e implementar o valor de diferentes culturas não apenas ensina as crianças a aceitar e respeitar as diferentes pessoas e suas tradições. Ensina também o auto-respeito, especialmente em um país como o nosso. 

 O objetivo é fazer com que as crianças e suas famílias compreendam o multiculturalismo como algo positivo e necessário, para que possamos nos reconciliar com a história e reparar os erros do passado, nos enxergando como iguais, unidos justamente pela diferença, através da qual construiremos o futuro. É preciso que as crianças abram suas mentes e corações para o diferente, que compreendam a si mesmas e aos outros como soma de experiências e vivências. 

 Assim, para nós, é imprescindível que os pequenos enxerguem a si mesmos como fios que formam uma intrincada e exuberante tapeçaria. É dessa forma que tecemos a brasilidade: em uma trama que tem começo, mas não fim, já que é construída cotidianamente por todos nós. Nossas tradições, histórias, lendas, costumes, hábitos… tudo isso faz parte de nós, e nos faz ser quem somos. Conhecer nossa história nos permite conhecer a nós mesmos. E o conhecimento liberta. 
 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h