O tema norteador desta semana foi o Carnaval!
A partir desta temática, desenvolvemos diversas atividades que pudessem contemplar as diversas disciplinas e áreas do conhecimento.
Antes de mostrar os mapas para a turma, foram apresentados diversos fatos sobre o Carnaval: sua origem, história e mudanças que aconteceram ao longo do tempo, para que os alunos pudessem traçar um paralelo entre o passado e o presente e as mudanças que ocorreram durante os anos.
Após trabalharmos tais questões, vimos que o carnaval pode ser vivenciado de maneiras diferentes, dependendo da região.
Por serem bastante conhecidos os festejos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, iniciei a nossa exploração por estes estados.
Primeiro identificamos, através de imagens, as características das comemorações em cada estado, por exemplo: em São Paulo e no Rio de Janeiro o carnaval tem aleogrias, já em Olinda-PE famosos são os bonecos de Olinda...
Feito isso com cada estado, fomos até o mapa verificar a qual região cada um pertencia: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Sul?
As crianças levantaram suas hipóteses. Observaram, compararam qual o maior e o menor estado, os estados banhados pelo ocenao, qual a maior região...
As crianças se apropriaram de um novo conhecimento, exploraram, manusearam, questionaram. Tudo isso é fundamental para que o aprendizado seja significativo.
Confiram as fotos!