Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Montessori em casa: a importância da continuidade - II

Montessori

Em nosso último post, vimos como preparar o ambiente - e a nós mesmos - de uma forma geral para aplicar conceitos da filosofia e da metodologia montessorianas em casa, dando continuidade ao ambiente preparado que as crianças educadas pelo método encontram na escola. Hoje, vamos nos aprofundar no tema  e aprender como criar ambientes propícios para a aplicação de princípios do método em casa para os bebês e para a primeira infância.

 

Como sabemos, o início da vida é o período no qual a mente absorvente recebe o maior número de estímulos novos vindos do ambiente, e não por acaso, é durante os primeiros anos que o aprendizado se dá de forma mais acelerada. Neste período, é fundamental que existam estímulos adequados e que os adultos  - os mediadores que intermediam a relação entre a criança e o mundo - ofereçam uma vasta gama de atividades em um entorno adequado para realizá-las. Desde a mais tenra idade, a criança pode - e deve - ser posta em contato com a possibilidade de descobrir o mundo e aprender com ele.

 

Na prática, isso significa criar ambientes montessorianos adequados para o desenvolvimento da independência e da autonomia. Mas como fazer isso? É o que veremos a seguir:


 

Criando um ambiente montessoriano para bebês

 

Assim como crianças de qualquer idade, os bebés respondem muito bem a um ambiente Montessori em casa. Podemos afirmar, inclusive, que o melhor momento para começar a implementar Montessori no lar é durante os primeiros meses de vida da criança, quando a família pode lentamente incorporar ideias e adaptar-se à medida que o seu bebê cresce. Além dos conceitos e princípios básicos citados na primeira parte deste texto, e que devem servir como orientação geral para todas as faixas etárias contidas na infância, quatro dicas principais se destacam quando o assunto é Montessori em casa para bebês:

 

1. Torne o ambiente “à prova de bebês”

 

Cubra as tomadas, coloque fechos de segurança nas portas e remova todo tipo de objeto perigoso. Tenha essas medidas em mente já ao planejar a decoração, mas caso esteja adotando o ambiente Montessori agora, não se preocupe. Com atenção e dedicação, reorganizar o ambiente se torna mais fácil. O objetivo é criar um entorno que permita às crianças mover-se e explorar livremente, à medida que começam a controlar melhor seu corpo.

 

2. Delimite áreas de exploração

 

A maioria das pessoas pensa limitações como formas de restringir seus pequenos, mas em Montessori, utilizamos os limites para demarcar espaços de brincadeiras e manter as crianças  nas áreas destinadas à sua aprendizagem e exploração. Isso também facilita a compreensão, desde muito cedo, de que há espaços permitidos e outros que não são adequados, desenvolvendo o senso de respeito e comunidade a partir do reconhecimento das finalidades diversas dos espaços e ambientes.

 

3. Torne o quarto amigável

 

Bebês passam grande parte do tempo em seus quartos, que são o primeiro local de exploração encontrado por eles. Medidas simples como um colchão no chão e brinquedos apropriados para a idade ao seu alcance ajudam a encoraja-os a passar do sono para a brincadeira sem a sua ajuda, uma vez que são capazes de engatinhar e eventualmente andar.

 

4. Utilize móveis de tamanho infantil (sempre que possível)

 

Em vez de usar uma cadeira alta, tente usar uma pequena mesa e cadeiras para as refeições. Coloque-a na cozinha ou sala de jantar - ao lado da mesa onde os adultos comem - e use-a também para a hora da refeição, do lanche e da atividade. Uma vez que o seu bebé possa sentar-se, ele poderá tentar fazê-lo com um adulto por perto para lhe dar estabilidade e assistência. Se você não possui esse tipo de mobília em casa, não se preocupe: Basta adaptar o que você já possui em sua casa.

 

Depois de ter criado um espaço seguro para o seu bebê explorar, há muitas formas de estimular a curiosidade pelo mundo à sua volta. Quando são muito novos para se moverem sozinhos, os bebês podem ser estimulados com espelhos e a outros brinquedos de diferentes formas e texturas, por meio dos quais podem experimentar suas habilidades . À medida que se desenvolvem, escolha brinquedos e objetos que os ajudem a fazer uso dos seus cinco sentidos. Ajude-os a desenvolver suas habilidades sensoriais brincando com areia, água e outros objetos texturizados.

 

Uma ótima opção é a "Caixa do Tesouro". Algo que você pode fazer por conta própria a um custo relativamente baixo. Mais uma vez, o objetivo é ajudar o seu pequeno a desenvolver a parte sensorial. A caixa pode conter artigos feitos de madeira, folhas de árvore, sementes,, penas, metal e qualquer outro material natural. Certifique-se sempre de que os são seguros e evite incluir itens de plástico na caixa.

 

Criando um ambiente Montessori para a primeira infância


 

À medida que o seu filho cresce e ganha mobilidade, é essencial dar-lhe a liberdade de explorar toda a sua casa. As atividades realizadas durante os primeiros meses e anos de vida serão fundamentais para desenvolver as habilidades necessárias nessa nova etapa, mas agora novos aprendizados serão implementados, à medida que eles se desenvolvem, contemplando sua maior mobilidade e necessidade de mais espaço.

 

É importante que agora as crianças possam alcançar, por meio de bancos ou extensores especialmente projetados, os interruptores, torneiras e vasos sanitários, para ensinar a auto-suficiência e a independência no cotidiano.

 

Também é importante notar que à medida que as crianças crescem, o seu nível de brincadeiras também evolui. Para encorajar a sua exploração do mundo à sua volta, há uma série de coisas que você pode fazer, incluindo estas três.

 

1. Mantenha Livros e Brinquedos em Prateleiras Baixas

 

Coloque uma pequena selecção de livros e brinquedos adequados à idade nas prateleiras baixas (sempre evitando brinquedos de plástico ou eletrônicos que “brincam sozinhos”). Mantê-los numa prateleira baixa permitirá que o seu filho ajude a si próprio e possa manipular livremente o  que chamar a sua atenção. Coloque cada tipo de brinquedo numa cesta ou caixa diferente para que eles comecem a aprender que tudo tem um lugar certo. Faça “rodízios” com os brinquedos e livros de poucas em poucas semanas para manter sempre um ar de novidade, aguçando a curiosidade natural dos pequenos. Também é importante prestar atenção à quantidade: menos é mais. Muitos brinquedos disponíveis causam agitação e desviam o foco e desfavorecem a concentração

 

2. Pendurar obras de arte interessantes no nível de visão das crianças

 

Seja uma impressão de um poster ou um quadro emoldurado que o seu filho ou um irmão mais velho desenhou, seja a reprodução de obras de arte consagradas, expor o seu filho à arte e à beleza é uma ótima forma de estimular a sua mente criativa e de desenvolver seu senso estético.

 

3. Criar Bandejas Naturais Sazonais

 

A cada estação, monte uma bandeja com itens que você descobriu ao ar livre para seu filho tocar e explorar (em tempos de isolamento social, é importante higienizar tudo o que for coletado fora de casa). Com o tempo, inclua a própria criança na coleta destes itens. Para quem tem quintal em casa, as coisas ficam mais fáceis, mas de qualquer forma, este momento será excelente para o aprendizado e a exploração. Lembre-se apenas de garantir que as bandejas não contenham nada que possa ser perigoso. Evite objetos muito pequenos e outros que possam representar risco. Em países como o nosso, as estações não são tão bem definidas, mas em compensação, a natureza é muito rica em itens interessantes, que podem ser encontrados até mesmo nas grandes cidades.

 

Como vimos, criar ambientes adequados para introduzir conceitos e práticas montessorianas no lar não é algo de grande complexidade - ressaltando sempre a importância de utilizar itens como um banquinho para escovação, uma torre (tipicamente utilizada em Montessori) ou uma cadeira com braços segura), para tornar tudo mais acessível -  mas inegavelmente a criação destes entornos vai se tornando mais complexa conforme as crianças se desenvolvem. No próximo post, seguiremos falando sobre como desenvolver um lar embasado nos princípios da filosofia Montessori. Mas semana que vem será a vez das crianças que já passaram dos seis anos de idade. Até lá!

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h