Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Novos formatos de aula: informações úteis

Montessori

Caras famílias, 

 

Como todos sabem, o país e o mundo vivenciam uma nova realidade, na qual a grande prioridade é salvar vidas e evitar a propagação da Covid 19. Nossa escola, seguindo as diretrizes do governo estadual e da OMS, baseadas nas mais confiáveis evidências científicas, adotou o Ensino Temporário à Distância como forma de manter as atividades pedagógicas essenciais para o pleno desenvolvimento das crianças. Mais que simplesmente aplicar conteúdo, o objetivo de nosso esforço neste momento é levar, da melhor forma possível, o ambiente escolar para os lares de nossos alunos, proporcionando assim uma vivência o mais próxima possível da que eles possuíam em nosso espaço. Todos sabemos da importância da escola como ambiente de socialização e interação infantil, imprescindível para um desenvolvimento cognitivo pleno. Assim, nossas atividades à distância têm sido planejadas para contemplar todas as necessidades educacionais das crianças.

 

Além disso, prezamos por ser um ambiente democrático e inclusivo. De forma que, por decisão da maioria das famílias, antecipamos as férias e diminuímos a carga de atividades durante este período. Também reforçamos o cuidado com nossa comunicação, ampliando ainda mais o papel de nossas redes sociais como canais de interação e convívio, fortalecendo a transparência. Como parte de todo este esforço para tornar o período atual o mais confortável possível para nossos alunos e seus familiares, estamos agora nos organizando para o retorno das férias e algumas ações estão sendo tomadas. Gostaríamos de compartilhá-las com todos vocês. Abaixo, as famílias podem acessar as informações referentes ao formato das aulas a partir do próximo dia 11/05:

 

- As famílias do Fundamental I receberão a grade horária da semana (contendo aulas extras, horário da conferência zoom, videoaulas, proposta Google Sala de Aula)

 

-  A presença será obrigatória para os alunos do Fundamental, e será aferida por meio da participação nas videoconferências - a não participação contará como ausência

 

- Atividades do Google sala de aula contarão como participação. Elas são uma forma do professor acompanhar as atividades e dar a devolutiva para os alunos, como acontece na sala de aula. Assim, os alunos deverão "entregar" a atividade pelo google sala de aula 

 

- A produtividade do aluno - um dos critérios de avaliação no fundamental - seguirá sendo utilizada da mesma forma que era nas aulas presenciais.

- Ed. Infantil ao fundamental: para maior independência e autonomia do fazer pedagógico dos alunos, professores polivalentes postarão vídeo aulas, tornando o ensino a distância mais próximo e mais contextualizado.  

 

- Nos horários da manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h inf / 13 às 18h fund), além da presença nas conferências pelo zoom, os professores estarão em plantão para tirar dúvida que os alunos por ventura tenham - o que poderá ser feito por mensagem no hangout ou por meio de chamada individual entre professores e alunos.

 

- Manteremos as duas plataformas: Zoom (para conferências com o grupo todo) e Hangout (para atendimentos individuais)*

 

- Haverá atendimento individual dos alunos do Alfa II até o 1º ano para acompanhar o processo de alfabetização (aluno-professor), conforme grade horária (que será enviada posteriormente)

 

- Atendimento individual do 2º ano em diante - para os alunos com dificuldades e que necessitem de um acompanhamento mais focado, sob olhar do professor

 

- Um calendário será enviado para Diretoria de Ensino, contabilizando o nº de horas/aula à distância e as atividades curriculares

 

- A Coordenação enviará uma apresentação sobre Montessori em casa e a Vida prática para crianças até 3 anos e sobre alfabetização montessori do Alfa I ao 1º ano, reforçando os conteúdos já publicados sobre o tema em nosso blog. Destacamos que mais conteúdos relacionados serão publicados, e gostaríamos de contar com sugestões das famílias para o desenvolvimento destes materiais. 

 

- As famílias que desejarem assessoria individual via hangout, para tirar dúvidas e realizar trocas de informações, saberes e afins podem contar com a coordenação para tanto. Estaremos sempre disponíveis para esta finalidade.

 

Para finalizar, destacamos a importância da leitura deste comunicado, que será amplamente divulgado em nossos canais de comunicação. Seguimos trabalhando com a certeza de que em breve tudo voltará a ser como antes em nossa comunidade escolar, e de que retornaremos todos fortalecidos, mais sensíveis, atenciosos e focados em viver cada momento com alegria, prestando atenção ao que realmente importa: a construção de um mundo melhor e mais justo, que só é possível por meio da formação de novas gerações conscientes de seu papel transformador nas sociedades humanas. Voltaremos com mais informações no próximo comunicado, no qual constará a apresentação com todos os tópicos aqui elencados.

 

Em caso de dúvidas, procurem a coordenação, que estará disponível por meio dos canais de comunicação destinados a esta finalidade, como nosso telefone e e-mail. 

 

Atenciosamente,


 

  • As plataformas escolhidas pelo colégio para dar andamento às atividades de educação à distância foram selecionadas com base em critérios como praticidade, baixo custo e estrutura que atenda as necessidades referentes ao número de usuários por sessão e facilidade de exibição de conteúdos internos e externos. Porém, recomendamos que as famílias mantenham os procedimentos de segurança digital sempre atualizados, contando com firewall sempre ativado e, antivírus confiável e atualizado, que garantem um bom nível de privacidade. Lembramos que todas as videoconferências serão acessadas via link individual, que será trocado a cada sessão. 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h