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*Montessori e Mindfulness

Montessori

Se você já esteve em uma sala de aula Montessori, sabe que pode se surpreender com o que vê e ouve. Crianças geralmente não são conhecidas por serem silenciosas ou excessivamente atenciosas por longos períodos de tempo. No entanto, durante as primeiras horas do dia da escola de Montessori, as crianças estão altamente concentradas nas tarefas que escolheram, geralmente individualmente, sob a orientação de um professor treinado.

 

Embora a Dra. Maria Montessori não tenha cunhado o termo "mindfulness", a sua defesa de um foco sustentado, experiências de aprendizagem baseadas nos sentidos e trabalho prático, certamente mostra uma afiliação com práticas desse tipo.

 

Mindfulness, como resumido por Angeline Lillard (2011), é a: "Qualidade da atenção focada no momento presente, acompanhada por uma postura de não-julgamento". Simplificando, a prática encoraja uma forte consciência do presente, de si próprio e do seu ambiente. O treinamento de consciência tem sido visto como tendo resultados benéficos para as populações adultas, e também tem sido determinado como potencialmente útil para o desenvolvimento das crianças em termos de habilidades de concentração, independência e motivação intrínseca.

 

Então, como estas duas filosofias se cruzam? O 'andar na linha' de Montessori é um exemplo perfeito de meditação ambulante (ou “Kinhin”, como a prática é conhecida pelos budistas na China); onde se coloca cuidadosamente um pé à frente do outro, exatamente na linha. Através deste processo, as crianças prestam atenção à sensação de colocar o pé, deslocar o peso de um pé para o outro, equilibrar-se e ser apoiadas pelo chão por baixo deles. Esta consciência de si e dos outros desenvolve-se na vida prática de Montessori e em lições de graça e cortesia.

 

De fato, em todas as atividades na sala de aula Montessori, as crianças são encorajadas a fazer distinções pessoais em relação às informações que recebem através de seus sentidos como: "Os sistemas sensoriais e motores conectam a mente e o corpo" (A. Lillard, 2011). No "O Jogo do Silêncio" - do qual falaremos futuramente - o professor toca o sino, e toda a turma se cala e escuta, ao ser encorajada a tomar consciência do seu ambiente - As crianças também podem se sentar, fechar os olhos e ouvir os sons da natureza, podem ouvir um timer e abrir os olhos quando ele parar, podem ouvir os barulhos e ruidos do próprio corpo com os olhos fechados...Todas as atividades de aprendizagem Montessori são uma oportunidade para as crianças se tornarem mais atentas ao mundo em que vivem e à forma como o experimentam.

 

Finalmente, intimamente ligadas à consciência sensorial, estão as atividades práticas da vida, que introduzem as crianças no sentido e no objetivo das tarefas do dia-a-dia. Desde a infância, as crianças levam a sua própria comida e água para a mesa, e limpam o ambiente e a si próprias, entre outras tarefas. Estas metas funcionais, criadas dentro das atividades da vida prática, permitem que as crianças ganhem auto-consciência, assim como uma apreciação do valor das tarefas. Isto mais uma vez coloca sobre a criança o dever de estar atenta a si mesma e ao seu ambiente.

 

Com o objetivo final de que a Mindfulness Education se concentre em melhorar o bem-estar da criança, é fácil ver como esta parceria com a filosofia Montessori prepara, não só para a escola, mas também para a vida. Em última análise, ambas as filosofias trabalham juntas para construir crianças confiantes e cheias de propósitos, conscientes de si mesmas, de seu ambiente e de seu importante papel como desafiadoras e transformadoras dentro da sociedade.

 

*Traduzido e adaptado livremente do artigo “Montessori & Mindfulness”, publicado originalmente pela “Montessori Academy”

 

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