Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Volta às Aulas

Montessori

Com a volta às aulas, as preocupações com as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento durante as férias dão lugar às indagações sobre a melhor maneira de ajudar as crianças na transição entre os dias de diversão fora da rotina e o início de um novo ciclo de aprendizado na escola. Com todo o tempo livre que as famílias e seus pequenos aproveitaram durante o período de descanso, pode ser um pouco difícil retomar o cotidiano letivo, mas com algumas dicas práticas, as crianças que estão voltando à rotina montessoriana durante a aulas - e também aquelas que estão entrando em contato com o método pela primeira vez - podem desfrutar de uma transição tranquila e natural entre dois momentos tão distintos: as férias e as aulas.  Confira sete dicas para facilitar o retorno aos estudos:


 

1 - Compreender Montessori é fundamental

 

Entenda o que Montessori ensina. Esta é uma recomendação valiosa tanto para famílias que estão tendo seu primeiro contato com o método quanto para aquelas que já estão familiarizadas com ele. No primeiro caso, é importante compreender o novo ambiente no qual a criança estará inserida, e no segundo, vale lembrar que uma metodologia tão rica quanto a nossa exige um aprendizado constante até para os profissionais da educação. Como dissemos em nosso primeiro post do ciclo de férias, implementar a filosofia montessoriana no lar é algo extremamente útil quando o que se quer é educar crianças autônomas e independentes. E estejam certos de que essa autonomia irá ser determinante para uma maior desenvoltura em qualquer situação. Aí incluída a volta às aulas. Uma ótima maneira de aprender sobre Montessori é acompanhando nossas postagens e pesquisando na Internet pelos conteúdos relacionados ao tema.

 

2 - Incentive a independência e a autoconfiança em casa.

 

Maria Montessori sempre afirmou que é vital permitir que as crianças se tornem independentes já em tenra idade. Isso  não significa que devemos sobrecarregá-las com tarefas, nem exigir um desempenho impecável em tudo que fazem. Trata-se de encorajar a criança a aprender e dominar as habilidades que tornam viável seu cotidiano. Procure oportunidades para permitir que os pequenos pratiquem novas habilidades, tais como misturar ingredientes na cozinha ou regar as plantas. Ensine-os a como realizar a tarefa em vez de a fazer por eles. E seja paciente quando cometem erros - isso faz parte do processo de aprendizagem. Agindo assim durante todos os dias - como já afirmamos acima - criamos crianças mais desenvoltas e adaptáveis, o que é determinante para uma boa adaptação ou readaptação escolar.

 

3 - Valorize o senso de ordem.

 

Montessori afirma - e a moderna neurociência corrobora - que todas as crianças prosperam em ambientes que lhes permitem a liberdade dentro de limites bem estabelecidos. Ao oferecer um estrutura desse tipo em casa, permitimos que nossos filhos explorem, descubram e aprendam em seu próprio ritmo. Isso significa estabelecer rotinas que sejam consistentes e sofram o mínimo de alterações possível. É claro que as férias são uma exceção, e ao retornar delas, precisamos primeiro reavivar a rotina do lar, para que a volta ao ambiente escolar seja o menos impactante e o mais natural possíveis.  Desenvolver rotinas “ritualizadas” com atividades regulares que remetam ao cotidiano das aulas pode ajudar muito na transição de casa para a escola.

 

4 - Leia em família

 

Uma das maneiras mais poderosas de incentivar o desenvolvimento cognitivo - e consequentemente o crescimento acadêmico -  de uma criança é ler para ela e com ela. Leia o máximo possível de uma grande variedade de livros, e sempre convide para uma discussão sobre a leitura. Com os menores, esse debate pode ser apenas direcionado ao mais simples, como cores de ilustrações e nomes de personagens. Já para os maiores, é recomendável fazer perguntas sobre o livro. Para os que ainda não dominam as primeiras letras, enquanto lê em voz alta, siga o texto com o dedo para que a criança possa associar sons e palavras com letras escritas. Se eles não souberem uma palavra, defina-a para eles. Isso ajuda muito no desenvolvimento do senso crítico, que por sua vez é determinante para a aquisição do sentido de comunidade, sem o qual a volta às aulas pode ser um tanto quanto difícil.

 

5 - Mantenha sempre a perspectiva montessoriana

 

Embora possa ser tentador ajudar a criança em suas tarefas de casa, e muitas vezes alguns materiais educativos pareçam muito úteis para dar uma “turbinada” no aprendizado,  recomendamos veementemente que não se introduza nada que contradiga o que acontece na sala de aula Montessori. Em vez de usar materiais destinados a outras metodologias, peça aos professores - caso necessário - atividades que complementarão o que os alunos estão aprendendo na escola. Isso ajuda a fortalecer os laços entre o aluno e o método, Fazendo com que a transição entre férias e aulas seja sempre natural e desejada. E não é preciso gastar dinheiro com uma miríade de materiais didáticos: lembre-se que Montessori dizia que “Brincar é o trabalho da criança”. Elas aprendem muito por meio da brincadeira. Portanto arranje tempo para brincar também!

 

6 - Aprenda com a natureza

 

O Método Montessori enfatiza que o contato com o mundo natural é fundamental para o aprendizado e o bem estar das crianças. Os pequenos são exploradores natos, e - como dissemos em nossa postagem sobre as férias no campo - adoram estudar insetos, plantas e outros elementos da paisagem ao ar livre. Esta parte das férias deve ser mantida viva o máximo possível no retorno às aulas, já que em escolas como a nossa o contato com a natureza é estimulado ao máximo possível. Em casa, é importante fomentar essa curiosidade exploradora sempre que possível, de forma que a criança tenha a oportunidade de interação com a natureza nos mais variados momentos e veja isso como algo natural. Idas a praças e parques são ótimas, mas lembre-se: qualquer quintal é grande o suficiente para encontrar uma joaninha!

 

7 - Adote perspectivas de longo prazo e ensine a colaborar, não a competir

 

Cada pessoa é única, e a beleza do método Montessori é que cada criança pode trabalhar no seu próprio ritmo, aprendendo da maneira e no momento que for melhor para ela. Não vamos comparar o seu filho ou filha com outras crianças da turma, e o encorajamos a não o fazer também. Lembre-se que não importa no que eles estejam trabalhando, estão aprendendo princípios fundamentais que irão ajudá-los na escola e na vida. Seja paciente e celebre os seus sucessos, sempre cuidando para incutir valores como o respeito à diversidade e ao ritmo do outro. Crianças educadas para a colaboração e o companheirismo não costumam ter problemas em voltar às aulas, pois vêem este momento como sendo a hora de se reunir com seus amigos e contribuir para o desenvolvimento do grupo, ainda que não saibam disso conscientemente. 

 

Usando estas dicas, certamente a volta às aulas será mais suave e prazerosa para famílias e alunos. Também aproveitamos este momento para convidar as famílias a conhecerem as melhorias feitas em nossa escola, e a acompanharem a rotina de aprendizado nos eventos que ocorrerão ao longo do ano. Venha ver por si mesmo os benefícios de uma educação Montessori para o seu filho!

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h