Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

Férias: Opções na cidade

Montessori

Em nosso último post da série de férias, falaremos sobre os benefícios de um ambiente bastante conhecido e familiar: a cidade grande. Estamos tão acostumados com o cotidiano nas áreas urbanas, que muitas vezes somos levados a crer que passar as férias, ou ao menos parte delas, nesse meio é algo tedioso, ou ainda que há poucos benefícios associados ao desenvolvimento infantil e a permanência nas grandes metrópoles. 

 

Nada mais distante da verdade. Embora sejamos seres naturais, também somos criaturas culturais. E não é exagero dizer que a cultura está na própria natureza humana. Foi por meio das associações entre indivíduos e das trocas cognitivas que fomos capazes de adotar a vida nas cidades, e é nelas que vivenciamos nossos paradigmas culturais, tão importantes quanto a vida em meio à natureza, do ponto de vista montessoriano.

 

Tão benéficos para as crianças quanto os passeios no campo e na praia, e tão enriquecedores quanto uma rotina inspirada pela filosofia montessoriana aplicada no lar, os passeios pela cidade são cheios de oportunidades para estimular os pequenos. Nas metrópoles, existem verdadeiros tesouros para a infância, e em nossa cidade em especial, há muito o que ser vivenciado e descoberto. A seguir, conheça algumas das mais interessantes opções de lazer nas férias urbanas, e saiba como elas contribuem com o desenvolvimento das crianças:

 

1 - Museus

 

A cidade de São Paulo é reconhecida com um grande pólo de museus dedicados à arte a à história do Brasil. Da arte contemporânea até trabalhos renascentistas, sempre há boas opções na cidade, e levar os pequenos para apreciá-las é uma excelente maneira de desenvolver seu senso estético, e ainda aproveitar para dar a eles noções de história que facilitam a aquisição do pensamento crítico. Crianças de todas as idades (desde que respeitadas as classificações indicativas, claro), podem se beneficiar do contato com as artes que refinam a sensibilidade e mostram a subjetividade humana em todo seu potencial. 

 

2 - Bibliotecas

 

Como sempre repetimos, incentivar o hábito e o gosto pela leitura é fundamental na formação de sujeitos críticos e transformadores, capazes de contribuir com a sociedade e construir um futuro mais justo e igualitário. Uma das melhores maneiras de apresentar a literatura às crianças é levando-as a uma biblioteca. É claro que que ler em casa é fundamental, mas ao colocar os pequenos em um ambiente rodeado de livros, damos a eles uma experiência única, que os conecta inclusive com o passado, no qual as bibliotecas representavam a grande fonte de informação do mundo - papel hoje pertencente à Internet. Na cidade de São Paulo há bibliotecas maravilhosas, como é o caso da Mário de Andrade, na região central, e das bibliotecas Nuto Sant’ana - localizada aqui bem próxima à nossa escola, e que conta com arquitetura e área verde que são um espetáculo à parte - e a biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude (também localizada aqui na região).

 

3 - Oficinas culturais

Em quase todos os bairros, sempre há opções de lazer interessantes para as crianças, representadas pelas oficinas culturais promovidas pelas mais diversas instituições. Nas oficinas, é possível aprender sobre as diferentes culturas que dividem o entorno urbano, e também a respeito das mais variadas atividades: do plantio de hortas à contação de histórias, passando por experiências musicais, vivências teatrais e uma verdadeira infinidade de temáticas e finalidades, oficinas promovidas por agentes culturais enriquecem o cotidiano infantil e permitem que um universo de descobertas seja disposto à frente das crianças.

 

4 - Teatro

 

Com uma extensa tradição teatral, e lar de alguns dos mais importantes teatros do Brasil, São Paulo sempre possui boas peças infantis em cartaz. Sabemos que o teatro possui papel determinante no desenvolvimento humano, sendo uma das mais antigas formas de arte. A arte teatral também é de importância fundamental na educação, já que assim como quando são expostas à boa literatura, crianças que assistem teatro são mais desenvoltas e capazes de construir críticas e opiniões, além de auxiliar os pequenos a desenvolver aspectos como a criatividade, a memorização, e o vocabulário.

 

5 - Parques

 

Quase todos os benefícios que se encontram no campo podem ser acessados nos parques da cidade. Em São Paulo temos uma grande variedade de áreas verdes, algumas delas contando inclusive com mata nativa preservada, como é o caso do Parque Trianon, localizado no coração da Avenida Paulista. Além da oportunidade de contato com a natureza, os parques da cidade são grandes aliados no desenvolvimento da coordenação motora dos pequenos, pois quase todos oferecem áreas que possibilitam atividades como saltos, escaladas, corridas, passeios de bicicleta, skate, caminhadas e uma miríade de opções muito atrativas e saudáveis para os pequenos.

 

6 - Cinema

 

Como bônus à nossa lista, o cinema figura entre as opções interessantes para as férias na cidade não por conta dos grandes lançamentos que lotam as salas dos shopping centers, mas sim pelo grande valor das produções infantis exibidas por instituições culturais como o Sesc. Fugindo do circuito dos “blockbusters”, há sempre opções de filmes divertidos e educativos, que colocam as crianças em contato com culturas desconhecidas, temáticas inteligentes e formatos inusitados, do stop motion aos recortes, passando por novas experimentações em computação gráfica e animação tradicional. Uma excelente maneira de tirar os pequenos do lugar comum da cultura massificada, levar crianças a cinemas que exibam produções criativas e independentes é uma ótima opção de lazer urbano. 

 

Como pudemos ver, a cidade grande pode ser tão interessante e enriquecedora quanto qualquer outro destino de férias, quando se trata de tirar as crianças da rotina e dar a elas a oportunidade de vivenciar outras perspectivas. As opções que citamos são apenas algumas das possibilidades. Existem muitas outras, e para famílias interessadas em aumentar o leque de atividades benéficas para o pleno desenvolvimento de seus filhos, pesquisar por elas e encontrá-las é tanto uma diversão quanto uma imensa contribuição para a formação infantil. 

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h