Image

Login

BLOG

Compartilhando boas ideias!
Image

O Método

Montessori
Muito se fala sobre o Método Montessori e a respeito de seus benefícios e aplicações. Contudo, ao fazer uma rápida busca sobre o tema, ou mesmo conversando com as pessoas sobre ele, notamos que apesar de ser cada vez mais conhecido e comentado, Montessori é, ainda, um método pedagógico desconhecido. A grande maioria associa a metodologia em si com as práticas utilizadas pelos educadores montessorianos, com os materiais didáticos que utilizamos ou com algumas das posturas que adotamos na comunicação com as crianças. 
 
Tudo isso faz parte do esforço pedagógico montessoriano, mas não é, em si, o Método. Maria Montessori, a genial médica e educadora que criou a pedagogia científica (como era conhecido o método desenvolvido por ela em seus primórdios) entre o final do século 19 e o início do 20. De acordo com ela, suas observações científicas haviam possibilitado uma descoberta revolucionária e inovadora. Montessori reivindicava para si a descoberta da criança, o que a capacitou a desenvolver um conjunto de práticas que poderiam ser utilizadas para  libertar a verdadeira natureza do indivíduo. Assim, podemos afirmar que o Método, na verdade, é a utilização de práticas pedagógicas validadas através da metodologia científica para que possamos desenvolver projetos educativos com base na evolução e no desenvolvimento da criança: o aluno, para nós, não é fruto da educação. A educação é que deve ser fruto da necessidade do aluno. Eis a grande diferença entre o que defendemos e aplicamos e o que vemos sendo defendido e aplicado nas instituições de ensino "tradicionais". 
 
Para o educador montessoriano, o desenvolvimento infantil se dá por etapas, os chamados“planos de desenvolvimento”, que reconhecem em cada período da infância a predominância de necessidades e comportamentos específicos. É por meio da identificaçao destes período, em deixar de considerar o que há de individual em cada criança, que elaboramos os perfis gerais de comportamento e aprendizado para cada faixa etária e propomos um programa adequado de aordo com as possibilidades de aprendizado.
Todo este projeto pedagógico é sustentando por seis pilares, que são as bases do método, e nos servem como guias para a proposição de qualquer atividade educativa. 

Observando o pilar da Autoeducação, adquirimos a consciência de que o papel do educador é ser um guia, e de que a criança, por ser humana, é capaz de aprender sozinha, através da interação com o ambiente e com seus companheiros.

Já o segundo pilar, ao qual Montessori denominou Educação Cósmica, serve ao propósito de despertar o interesse da criança pelo mundo, e fazer com que ela aprenda, observando a natureza, sobre as relações que regem o universo, cuja compreensão é, no final das contas, o objetivo de qualquer esforço de aprendizado. uma vez despertado o desejo de conhecer o meio natural em todas as suas acepções, a ânsia pela descoberta se torna uma constante no cotidiano infantil.

Complementando estes dois grandes pontos de convergência do saber prático e empírico, temos o pilar do Ambiente Preparado, que pretende desenvolver espaços que  devolvem  à criança a interação com ambientes de liberdade e independência preparados para a ação infantil. O Adulto Preparado também irá figurar entre as bases para aplicação da metodologia montessoriana,  agindo como observador que confia na criança, procurando interferir o mínimo possível no processo natural de aprender, mas que busca nas atitudes infantis a resposta para as necessidades da criança e configura o ambiente para que esta descubra os meios para satisfaze-las.

A aplicação das diretrizes contidas nos cinco primeiro pilares resulta na Criança Equilibrada, sexto e último pilar, no qual o protagonismo do chamado "guia interior" (a centelha que indica ao ser infantil sua necessidade em cada momento) direciona a ação infantil enquanto o adulto oferece os meios adequados para que esse "guia" opere de modo seguro.  A criança equilibrada é aquela que atingiu um estado emocional e psicológico de graça, alcançando o equilíbrio interior que leva a autonomia e a uma liberdade que não necessita ser limitada, uma vez que é fruto do conhecimento dos próprios potenciais e limites. 

Uma vez que todos os pilares estejam em perfeito funcionamento, operando de forma interdependente, teremos como resultado uma criança genuinamente feliz, felicidade esta que será a prova de que o processo educacional proposto está, de fato, funcionando. 
Além de toda estrutura da pedagogia científica, temos também em Montessori um forte componente afetivo, uma vez que acreditamos que tudo o que se faz com amor e dedicação genuínas resulta em bons frutos, e por isso procuramos demonstrar às crianças exemplos de empatia, compaixão, respeito pelo diferente e o apreço pela liberdade e pela independência, tanto de si quanto do outro. 

Assim, Montessori será uma metodologia indicada para famílias que desejam crianças capazes de conviver e interagir de modo respeitoso para com toda a sociedade, ao mesmo tempo em que são capazes de solucionar problemas e optar de modo autônomo pelo que lhes trará maior proveito em cada fase da vida. O Método forma pessoas capazes de atingir o sucesso, qualquer que seja sua escolha. 

Para nós, do Novo Alicerce, o encanto e a utilidade do Método Montessori pode ser resumido nas palavras de nossa coordenadora de Educação Infantil, que tão bem definem a metodologia que adotamos fundamentalmente para a formação de nossos alunos:

"Montessori é acima de tudo olhar a criança em sua real natureza, respeitar sua essência, seu tempo e  individualidade. 

É oferecer um ambiente adequado ao desenvolvimento de suas potencialidades.

É amar e inspirar a criança oferecendo os suportes necessários, físico e emocional, para se desenvolver, levando em conta os planos de desenvolvimento infantil. 

É reconhecer o potencial de cada ser humano e dar condições para seu desenvolvimento pleno sem interferências desnecessárias, apenas contribuições do educador e do ambiente com base na autonomia, liberdade e respeito natural ao desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e psicológicas. 

É amar a criança seguindo-a"

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Rua Conselheiro Pedro Luís, 326 • Santana • São Paulo • SP • 02020-050
Image
TELEFONE
(11) 97310-6491 (telefone temporário)
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h