O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
(PCN´s)
A língua oral está organizada em gêneros (entrevistas, debates, seminários e depoimentos) No fundamental diversos contextos de produção são proporcionados. Trabalhos de expressão oral são muito mais que leitura de textos em voz alta.
Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, do que se sente, do que se é. Assim, o desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende de um ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade e acima de tudo com estratégias para ensinar-lhe os usos da língua adequados a diferentes situações comunicativas.
Aproveitando o dia do folclore, os alunos do 1º ano convidaram as turmas do Alfa II para uma contação de lendas folclóricas. A estratégia foi dividi-los em grupos e cada um escolheu uma lenda que gostaria de contar. Produziram a ilustração e as contaram para as crianças do Alfa II.
Produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer alguma coisa para alguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico.
Comunicar-se em diferentes contextos é questão de inclusão social, e é papel da escola ensinar isso. Ensinar a falar é tão importante quanto ler e escrever. São habilidades importantes ao longo da vida.
Confira como foi esse momento!