A metodologia Montessoriana foi criada pela renomada pedagoga Italiana, Maria Montessori. Dentre os princípios básicos, defendidos pela educadora, estão o respeito às diferenças individuais e a possibilidade da criança escolher suas atividades. Dessa forma, as crianças criam, naturalmente, uma consciência sobre si mesmos e sobre sua própria educação.
O método estimula o aprendizado significativo. A exploração de materiais possibilita ao aluno construir novos conhecimentos. O ambiente é preparado com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, estimuladores e adequados ao desenvolvimento integral do aluno.
Resultado do trabalho montessoriano: amor à ordem, amor ao trabalho, concentração espontânea, amor ao silêncio, poder de agir por escolha, liberdade, independência e iniciativa.
Os princípios educacionais de Montessori reforçam as mais recentes expectativas educacionais do século XXI, que enfatizam a importância do desenvolvimento das competências cognitiva, emocional e social. O conhecimento isolado sem conexão com a vida não faz mais sentido numa sociedade globalizada.
A construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades acontece a partir da estimulação adequada e atividades contextualizadas.
A liberdade de movimento, a participação ativa da criança em situações de aprendizagem, a manipulação de materiais com objetivos específicos, o trabalho individual e em grupo, a plataforma educacional na sala e as intervenções do educador, colaboram para uma aprendizagem de qualidade.
“Educação não pode ser mais o oferecimento de conhecimento, mas deve tomar um novo caminho, buscando a liberação das potencialidades humanas.”
(Maria Montessori)
Confira o 3º ano: