A metodologia montessoriana estimula o aprendizado por meio de atividades práticas. O material Montessoriano foi desenvolvido para a criança vivenciar o conhecimento. Em nossa rotina, disponibilizamos aos alunos um ambiente preparado com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, estimuladores e adequados ao desenvolvimento integral do aluno.
Resultado do trabalho montessoriano: amor à ordem, amor ao trabalho, concentração espontânea, amor ao silêncio, poder de agir por escolha, liberdade, independência e iniciativa. Disponibilizamos aos alunos um ambiente preparado com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, estimuladores e adequados ao desenvolvimento integral do aluno.
Dessa forma, o aluno tem a liberdade para escolher os materiais ou quais cantos, como de arte ou da vida prática que quer trabalhar. Essa escolha incentiva a concentração e interesse por aquilo que está aprendendo, enriquecendo, assim, o processo educativo.
Para Maria Montessori a busca pela autonomia e pela construção da própria personalidade está presente na criança desde o seu nascimento, em todos os seus estágios evolutivos. O alcance desta independência física e mental dá-se através de seu esforço individual à medida que lhe são oferecidas as devidas condições.
Os alunos do Infantil I estão aprendendo a pegar o tapete e escolher o material que querem trabalhar naquele momento. Quando o material está na prateleira ele é de todos, porém quando algum amigo pega e leva para o seu tapete, naquele momento é daquele amigo e só pode pegar quando estiver de volta na prateleira. Dessa forma, eles vão aprendendo a respeitar os outros, aprender a dividir e trabalhar com autonomia.
Estão aprendendo a cuidar dos seus pertences e a realizar pequenas ações com independência.
“Educação não pode ser mais o oferecimento de conhecimento, mas deve tomar um novo caminho, buscando a liberação das potencialidades humanas.”
(Maria Montessori)