“Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança”.
A base da teoria Montessoriana é o respeito à individualidade, atividade e a liberdade. O aluno constrói seu conhecimento quando oportunizadas as condições para isso.
Os alunos do 2º ano do ensino fundamental, estudando sobre as plantas, foram convidados a observar e coletar dados sobre as plantas no parque e pátio da escola.
Muitas vezes nós não reparamos, mas as plantas estão por toda a parte! Vocês já observaram quantas plantas temos na nossa escola? Será que as plantas são todas iguais? Quais são as diferenças? Vocês sabem seus nomes? Será que as plantas têm algum nome diferente daquele que conhecem, nome científico? Sabemos a época que florescem ou dão frutos? Qual a importância das plantas para o meio ambiente e suas necessidades?
Os alunos munidos de prancheta, papel e lápis escolheram a planta que observariam. Cheiravam, tocavam suas folhas, desenharam e conversavam entre eles. Chegaram à conclusão que muitas coisas não sabiam!
Na sala de aula em roda de conversa falaram de suas descobertas, levantaram suas hipóteses e trocaram informações.
Vivências oportunizam um aprendizado contextualizado e efetivo ajudam o aluno a tomar consciência de sua própria aprendizagem, habilidades e dificuldades, desenvolvendo a autonomia e novas formas de pensar e agir diante de uma situação problema.
O professor precisa lançar mão de várias estratégias de aprendizagem com as quais possa apoiar os alunos a maximizar o conhecimento.