Início do ano e como acontece o trabalho montessoriano com crianças que já conhecem a rotina e outras que estão pela primeira vez na sala de aula montessoriana?
Antes de receber as crianças, professores se debruçaram por semanas, a organizar sua sala de aula, alimentando-a com materiais específicos de desenvolvimento, afinal, partimos da premissa que a criança é centro do processo educativo, já que se desenvolve espontaneamente através de experiências vividas no ambiente. O cuidado com o ambiente é de grande importância para o desenvolvimento da criança.
O ambiente estará sempre em ordem, materiais sempre nos mesmos lugares para que ao longo do ano, a criança reconheça seu espaço e a disposição de cada um dos materiais, dando-lhe sensação de ordem interna e segurança no ambiente e no trabalho. O ambiente é pensado criteriosamente para atender às necessidades físicas e intelectual dos alunos, oferecendo espaço para descobertas e trocas entre eles.
A sala é comporta por áreas: sensorial, vida prática, linguagem, matemática, conhecimento de mundo e artes, com materiais específicos a cada área. A sala é pensada para que a criança possa ser autora de seu próprio desenvolvimento com poucas mesas e carteiras e muito espaço no chão. Tudo isso porque o movimento do corpo é uma necessidade das crianças até os 6 anos. Montessori acredita que o corpo participa ativamente do desenvolvimento mental. Enquanto a criança caminha para buscar materiais, ela está pensando e organizando seu trabalho.
Após toda preparação cientifica do ambiente, chegou a hora de receber os alunos! Para as crianças novas, a professora se oferece como modelo de como pegar o tapete e estender, como pode escolher os materiais que deseja trabalhar, como pegá-lo e levá-lo ao seu tapete, etc. Critérios básicos para o funcionamento harmonioso da sala de aula. Os alunos que já vivenciaram a rotina montessoriana também servem de modelo e de guias aos novos, convidando-os a trabalharem juntos, ou explicando algum material.
E nesse grande ambiente harmonioso, crianças trabalham com alegria, curiosidade e muito interesse!
Logo na primeira semana de trabalho, observamos uma sala de aula em perfeito funcionamento com livre movimentação, livre escolha, trabalho em pares, respeito, harmonia e acima de tudo alegria e satisfação no aprendizado!