A sala de aula montessoriana tem características próprias que favorece a concentração e ambiente propício para aprendizagem. No 4º ano o foco está em desenvolver a atenção seletiva habilidade essencial ao funcionamento adaptativo e orientado a uma finalidade que possibilita ao aluno processar informações deixando de lado estímulos que possam tirá-lo do foco.
O trabalho em grupo é muito forte nesta série, pois na socialização dos conhecimentos os alunos podem relacionar diferentes ideias, sequenciar ou ordenar acontecimentos, considerar fatos e ideias a partir de diferentes pontos de vista buscando informações relevantes levantando suas hipóteses construindo assim uma aprendizagem significativa.
O professor desempenha papel essencial na sala de aula, conduz os trabalhos sem interferir, mas subsidiando com informações, sugerindo pesquisas e fornecendo leituras para que o aluno realize as atividades propostas. Sua prática está fundamentada no respeito à individualidade e ao potencial de cada um.
Os alunos recebem um plano semanal de trabalho, com as atividades e propostas para aquele período com fichas de trabalho, livros didáticos, cadernos e leituras e o aluno tem a liberdade para criar e traçar seu caminho para a execução das atividades com responsabilidade e independência. Dessa forma aprende a administrar o tempo, planejar tarefas, fazer mapas mentais, resumos, anotações e roteiros.