A sala de aula montessoriana tem características próprias e ambiente propício ao trabalho. No 3º ano os alunos já familiarizados com as exigências do ensino fundamental, devem apresentar maior adequação e ritmo de trabalho de maneira que aprofunde os conteúdos vistos nas séries anteriores e se apropriem dos novos conhecimentos.
As fichas de trabalho são desafiadoras e exigem que o aluno mobilize os conhecimentos já adquiridos frente à diferentes propostas. O professor desempenha papel essencial na sala de aula, prepara os materiais e fichas de trabalho, organiza o ambiente de acordo com as necessidades dos alunos. Sua prática diária está fundamentada no respeito à individualidade e ao potencial de cada um incentivando-o à novas conquistas.
O plano semanal de trabalho, com as atividades e propostas para aquele período, possibilitam ao aluno a liberdade para criar e traçar seu caminho para a execução das atividades com responsabilidade, independência e o desenvolvimento das funções executivas tão importantes para a vida, tais como: iniciativa, escolha, tempo e organização no trabalho. Os conteúdos curriculares são multidisciplinares, o aluno transita por todas as disciplinas estabelecendo relações entre todos os conhecimentos e informações.