Montessori foi a única que conseguiu mudar a prática de sala de aula e repensou nesse espaço de forma que o aluno tenha liberdade. Essa liberdade é concebida quando a criança sabe o que pode e o que não pode fazer naquele espaço.
Historicamente o método Montessori tem sido chamado de individualista erroneamente, pois assim o chamam para diferenciá-lo do método clássico, tradicional. Entretanto a educação social sempre teve lugar importante nas escolas montessorianas.
Vários fatores contribuem neste tipo de educação: o papel dos professores em sala de aula, a liberdade de trabalho, o ambiente preparado, encorajando o respeito aos outros e ao meio, a troca entre as crianças, ajuda mútua, trabalho em pares e em grupos.
Na sala montessoriana criança se desloca no espaço, escolhe com o que deseja trabalhar e é livre para fazer suas escolhas. A educação não é algo que o professor faz e sim um processo natural que se desenvolve no ser humano. Não é adquirida ouvindo palavras e sim através da experiência.
Confira a rotina do Alfa I B: