Um dos conteúdos do 2º ano, é o sistema monetário, representar por meio da escrita os valores, conhecer nosso sistema monetário, comparar preços, desenvolver cálculo mental envolver real e centavos, resolver situações problema, reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país, comparar valores, desenvolver a linguagem oral e o raciocínio lógico matemático. Ao pensar matematicamente sobre determinada situação o aluno utiliza suas habilidades de unir, separar, subtrair e multiplicar e dividir em busca da solução. Quando faz isso, ele constrói conhecimentos matemáticos importantes e amplia capacidades perceptivas e motoras essenciais para o seu desenvolvimento pleno e integral.
Vivenciar a importância do dinheiro é fundamental para a vida em sociedade, assim sendo, trouxe inicialmente folhetos de supermercado e propus que os alunos os lessem, lançando algumas problematizações:
Todos os produtos apresentam os mesmos valores?
Quais os produtos em promoção? O que significa promoção?
Vocês sabem o que significa este símbolo R$ antes dos números? Como se escreve centavos? Vamos ler o valor de alguns itens?
Qual o significado da palavra prejuízo, lucro?
Uma longa conversa em roda foi estabelecida, muitas perguntas e muitas respostas, os alunos estavam nesse momento levantando suas hipóteses a respeito desse conteúdo e mostrando o conhecimento adquirido, entretanto precisariam vivenciar uma situação real de compra para que de fato colocassem esse conhecimento em prática.
O trabalho a campo no supermercado foi a sugestão, mas antes precisávamos planejar. Vocês já ouviram falar de planejamento? É importante planejar?
Em roda de conversa nos reunimos para estabelecer alguns critérios, tais como: o que comprar, fazer a lista de compras, o que fariam com os produtos, quantidade, valor para a compra, enfim planejaram para que acontecesse a vivência com organização. Tudo definido cada aluno trouxe uma determinada quantia e ficou responsável em comprar um produto que depois na escola seria transformado no lanche do dia.
A avaliação do trabalho foi fantástica, os alunos realmente aprenderam e mostraram todo o aprendizado sobre o sistema monetário.
O professor deixou de ser o centro de onde emana todo o conhecimento e todas as possibilidades de vivências e o aluno passou a ocupar o espaço de protagonista.