Image

Login

ATIVIDADES

Nossos alunos em ação

O Brincar na terra - Infantil I

30/04/2018 :: Educação Infantil - Infantil I A,B,C,D

Diagnóstico realizado pelo Criança e Natureza mostrou que, nas cidades brasileiras, 40% das crianças passa uma hora ou menos brincando ao ar livre – a vasta maioria gasta 90% do tempo em ambientes fechados.

O contato com os quatro elementos, terra, água, ar e fogo, são absorvidos como forças e formam a criança. As vivências na natureza, momentos em que pode andar descalça, sentir o chão, a terra, mexer na água, sentir as diferentes texturas de forma natural são impressas na memória cerebral das crianças.

Como um grande órgão sensorial, a criança vive também para fora do seu corpo, ela percebe e vivencia o ambiente como uma extensão de si mesma. É por este motivo que ela tem empatia com tudo o que se encontra no ambiente, sejam seres humanos, uma formiga, as plantas, pedras, brinquedos, etc…Para a criança tudo tem vida e é extensão dela mesma. Alimentar os sentidos da criança com formas e substancias primitivas, com materiais naturais e vivos, que florescem, frutificam, deixando-a brincar livre em espaço amplo, aberto, ensolarado, é garantia de alegria, amor e saúde.
(
http://www.educandotudomuda.com.br/brincando-com-os-quatro-elementos-da-natureza/)

Brincar na terra desenvolve a capacidade cognitiva da criança. As crianças aprendem brincando, e na terra elas experimentam diversas texturas, aprimoram a sua criatividade, habilidade corporal e concentração. Elas estão descobrindo do que são capazes e testando seus limites. Na natureza não é preciso muito para brincar, um galho vira um avião, outra hora uma begala, uma folha uma hora é anel, outra um barco. Diferente dos brinquedos prontos, a natureza dá possibilidade de criação. A imaginação não há limites, pois a função primordial da criança é criar e explorar. A natureza é ferramenta pedagógica, nesse contato todo o potencial da criança se abre para o conhecimento. 

“A terra é a base da vida material e a relação da criança com esse universo cria um senso de identidade com seu corpo, que tem tanto o atrito, a dureza da pedra como o aconchego, o acolhimento das areias e do barro”, explica. Entre os brinquedos que representam o universo do chão, estão bonecas de ossos e pedras, boizinhos de barro, miniaturas e brincadeiras de casinha, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo."
(pesquisador e artista Gandhy Piorski)

O mesmo se refere aos materiais que são disponibilizados para a livre criação, ao brincar desestruturados. Uma caixa de papelão pode dar asas à imaginação. A criança vê nela a possibilidade de construir vários minimundos. A caixa pode se tornar um carro, um castelo, uma cabana, um foguete. Tais materiais possibilitam experimentos artísticos, compartilham o espaço e as brincadeiras entre as crianças ampliando o universo cultural e vivencial, instigando a curiosidade e a socialização.

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Alameda Afonso Schmidt, 592 • Santa Terezinha • São Paulo • SP • 02450-001
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a 6ª feira das 7h às 19h