Mudança de segmento, de rotina, de professor,... quantas mudanças para crianças tão pequenas!! Afinal, eles têm 5 e 6 anos! Como preparar o início do ano letivo afim de amenizar a ansiedade e insegurança das crianças e dos pais?!
Professores se debruçaram por semanas para preparar a sala de aula para receber os novos alunos no ensino fundamental. O ambiente foi cientificamente preparado para contemplar todas as habilidades e conteúdos imprescidíveis nessa fase, afinal, partimos da premissa que a criança é centro do processo educativo, já que se desenvolve espontaneamente através de experiências vividas no ambiente. O cuidado com o ambiente é de grande importância para o desenvolvimento da criança.
O ambiente estará sempre em ordem, materiais sempre nos mesmos lugares para que ao longo do ano, a criança reconheça seu espaço e a disposição de cada um dos materiais, dando-lhe sensação de ordem interna e segurança no ambiente e no trabalho. O ambiente é pensado criteriosamente para atender às necessidades físicas e intelectual dos alunos, oferecendo espaço para descobertas e trocas entre eles.
Assim como na educação infantil, as crianças continuam a trabalhar com materiais concretos para explorar áreas acadêmicas, e rapidamente descobrir métodos abstratos para utilizar.
Montessori refere-se a esta fase como o período intelectual. A criança, entrando em um período de crescimento uniforme, centra-se na exploração mental, então oferecemos um ambiente rico, sem limites para que possam aprender e explorar.
No 1º ano o foco é desenvolver a organização pessoal e coletiva para o aprendizado. É nesse período que as crianças passam a observar as regras de convivência, desenvolvendo habilidades importantes para o aprendizado: organização, empenho, cuidado com o material individual e coletivo e refletir sobre sua aprendizagem.
Logo no início do ano observamos uma sala de aula em perfeito funcionamento com livre movimentação, livre escolha, trabalho em pares, respeito, harmonia e acima de tudo alegria e satisfação no aprendizado!