Image

Login

ATIVIDADES

Nossos alunos em ação

Rotina Montessoriana e registro - Infantil II A

25/10/2017 :: Educação Infantil - Infantil II A

A sala de aula montessoriana favorece o aprendizado, pois é resultado de um ambiente cientificamente preparado com materiais específicos, silêncio espontâneo, liberdade e acima de tudo respeito a cada indivíduo!

Em todas as atividades da educação infantil as crianças se concentram espontâneamente, pois têm a possibilidade de movimento do corpo e das mãos. Quando damos oportunidade e condições da criança se desenvolver com autonomia, experimentando os movimentos, explorando os materiais concretos, damos condições do cérebro se desenvolver. Na educação infantil, a criança compreende o mundo com as mãos e assim vai construindo e ressignificando seu mundo.

Pensar sem agir é movimento sem cognição. Pensamento é movimento, é ação. Por isso na sala montessoriana há movimento, há liberdade da escolha e cada aluno trabalha com um material diferente. Para as crianças assimilarem conceitos e desenvolverem habilidades precisam agir, cada um ao seu tempo, desvendando e explorando cada material que escolhe explorar. Conforme explora e repete os materiais, vai assimilando os conceitos e aprimorando as habilidades. 

É agindo no ambiente e interagindo por meio de atividades úteis e construtivas que a criança constrói seu conhecimento. Os materiais concretos favorecem o processo de aprendizado partindo sempre do concreto até a completa abstração do que foi aprendido. Esse material é mutisensorial, a criança literalmente vê e sente o conceitos. Por exemplo, quando dizemos para a criança: "Qual é maior? O número 2 ou o número 7?" A criança montessoriana responde com convicção, uma vez que, enxerga nas barras azuis e vermelhas o número que é maior e o número que é menor. 

Após toda essa exploração, incentivo e mediação do professor, quando a criança termina de explorar o material, ela é convidada a registrar em seu caderno. Caso não queria naquele momento, sua vontade é respeitada, uma vez que o conceito foi assimilado no material concreto e o caderno é apenas o registro do que aprendeu. Num outro dia, quando pegar esse mesmo material, pode ser que queria espontâneamente ou com o convite do professor, registrá-lo.

Confira um pouco desse momento!

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Alameda Afonso Schmidt, 592 • Santa Terezinha • São Paulo • SP • 02450-001
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO