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ATIVIDADES

Nossos alunos em ação

Liberdade segundo Montessori - Ed. Infantil

17/10/2017 :: Educação Infantil - Todas Todas

Liberdade! Talvez este seja o conceito mais controverso no método montessoriano e que mais gera dúvidas nos pais. Por vezes alguns têm a crença de que o método é muito rígido, enquanto outros o acham livre demais. 

Mas afinal o que é a liberdade no ambiente montessoriano, seja ele escola ou casa?

Segundo Montessori, em seu livro "Pedagogia científica", quando falamos da "liberdade" da criança pequena, não nos referimos aos atos externos desordenados que as crianças realizariam como evasão de uma atividade qualquer, mas damos a esta palavra um sentido profundo: trata-se de "libertar" a criança de obstáculos que impedem o desenvolvimento normal da sua vida. 

A criança sente-se impulsionada a crescer, mas como ainda não tem consciência de suas necessidades interiores, os adultos fazem as vezes dela. 

No ambiente montessoriano, há um espaço adequado, em que a criança pode agir  tendo em vista uma série de interesses objetivos que lhe trarão ordem interna e aperfeiçoamento de suas ações.

Quando falamos de ambiente, referimo-nos não somente ao espaço físico, mas ao conjunto de coisas que a criança pode escolher livremente e manusear. O papel do professor é, no início, ajudá-la a orientar-se entre tantas coisas diversas e compenetrar-se do seu uso, deixando-a em seguida explorar na livre escolha para a execução do trabalho. 

Por vezes a livre escolha que gera conflitos de pensamento. "Devo deixar a criança livre e fazer o que quer no ambiente?" Não! Se o adulto permitir essa liberdade, ele está indo contra ao que acreditamos por liberdade, que é justamente o oposto, a criança utiliza-se dessa liberdade pois já sabe o que pode e o que não pode fazer no ambiente.

Essa liberdade é oferecida aos poucos, conforme a criança nos mostra que está preparada e que compreendeu o que é o bem o mau no ambiente social e físico. Segundo a OMB (Organização Montessori do Brasil) "A liberdade da qual nos fala Montessori está relacionada às conquistas pessoais ou coletivas que se sucedem no desenvolvimento da criança, tendo como guia um ambiente e um professor preparados, para que possa desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um adulto em equilíbrio. No caminho de aprender a fazer escolhas e se responsabilizar por elas, de aprender a avaliar a validade de seus atos, de aprender a ser e se relacionar adequadamente com todos, visando ao bem estar comum a criança vai estabelecendo os parâmetros para a liberdade e conhecendo seus limites: os limites sociais , os limites físicos , os que precisa respeitar e os que pode transgredir"

Três princípios devem permear a ação do adulto com a criança para que o uso da liberdade seja correto e eficaz. A criança não pode: danificar ou machucar o outro, danificar ou agredir os materiais (seja objetos de casa ou da escola) e se machucar. 

Caso a criança não esteja fazendo nada de ruim para ela, para o outro e para o ambiente, o que cabe ao adulto é observar. No ambiente montessoriano a liberdade é a oportunidade de se fazer escolhas apropriadas num ambiente que oferece oportunidades ricas.   

"A escola montessoriana orienta sua ação educativa para formar cidadãos do mundo, onde a liberdade e a disciplina andam lado a lado e se transformam com o passar do tempo em ética!"  
(Organização Montessori do Brasil)

 

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