A matemática está no nosso dia a dia, por esse motivo é essencial aprendê-la, mas principalmente compreendê-la. Os jogos e os materiais concretos são ferramentas importantes no primeiro momento da apresentação de um conceito matemático, possibilita que o aluno pela as observações levantem suas hipóteses e construam o conhecimento e entendimento do conceito.
O 4º ano começou a trabalhar noções de fração, analisando e explorando os discos e tabelas montessorianos.
Aprenderam a desmembrar as peças e nomear cada uma delas como uma fração do inteiro.
Na tabela, aprenderam a comparar as frações, com o jogo " corrida das frações"
O jogo é realizado em duplas, cada um com um carrinho alinhados na linha de partida
O primeiro aluno lança dado que determinará o denominador. Depois, o dado que determinará o numerador. Está formada a fração.
Ele coloca a tira correspondente ao denominador em sua pista, e anda o carrinho o mesmo número de casas do numerador.
Passa a vez ao segundo aluno. Os alunos se alternam até um dos carrinhos ultrapassar a linha de chegada.
Os alunos adoraram o jogo e apreenderam mais rapidamente o conceito de fração.
Confira as fotos.
Malu