A sala de aula montessoriana tem características próprias que favorece a concentração espontânea, a curiosidade e consequentemente o silêncio. O silêncio acontece espontaneamente, pois o aluno vê sentido para o aprendizado e em buscar materiais que estimulam seu desenvolvimento desafiando-o a querer aprender.
O professor desempenha papel essencial na sala de aula, prepara os materiais e fichas de trabalho, organiza o ambiente. Sua prática diária está fundamentada no respeito à individualidade e ao potencial de cada um. Seu papel é construir um plano de trabalho, sem roubar da criança a autonomia que ela busca conquistar.
No início da semana, os alunos recebem um plano semanal de trabalho, com as atividades e propostas para aquele período que inclui os materiais concretos, fichas de trabalho, livros didáticos, cadernos e leituras, possibilitando ao aluno a liberdade para criar e traçar seu caminho para a execução das atividades com responsabilidade e independência. Os conteúdos curriculares são multidisciplinares, o aluno transita por todas as disciplinas estabelecendo relações entre todos os conhecimentos e informações no trabalho diário em sala. Dessa forma aprende a administrar o tempo, planejar tarefas, fazer listas e anotações.
Nas salas do fundamental I, observamos trabalhos em grupo, mediações do professor e trabalhos individuais. Os alunos, por natureza são muito curiosos, sentem-se estimulados a novos desafios, por esse motivo, os trabalhos em duplas, as pesquisas individuais e coletivas, as discussões em grupo são uma constante na sala de aula. As intervenções do professor são pontuais o que exige constante observação e acompanhamento durante o trabalho dos alunos.
O 2º ano é marcado por novas exigências em relação à rotina de estudos e desenvolvimento de atividades e é nesse contexto que os alunos se apropriam das habilidades necessárias para a série seguinte.
Confira um pouco da rotina do 2º ano: