A sala de aula montessoriana tem características próprias que favorece a concentração espontânea, a curiosidade e consequentemente o silêncio. O silêncio não se dá porque o professor solicita, e sim porque o aluno vê sentido para o aprendizado e em buscar materiais que estimulam seu desenvolvimento e o desafiam a querer aprender.
O professor desempenha papel essencial na sala de aula, prepara os materiais e fichas de trabalho, organiza o ambiente. Sua prática diária está fundamentada no respeito à individualidade e ao potencial de cada um.
No início da semana, os alunos recebem um plano semanal de trabalho, com as atividades e propostas para aquele período que inclui os materiais concretos, fichas de trabalho, livros didáticos, cadernos e leituras, possibilitando ao aluno a liberdade para criar e traçar seu caminho para a execução das atividades com responsabilidade e independência. Os conteúdos curriculares são multidisciplinares, o aluno transita por todas as disciplinas estabelecendo relações entre todos os conhecimentos e informações no trabalho diário em sala.
Nas salas do fundamental I, observamos trabalhos em grupo, mediações do professor e trabalhos individuais. Os alunos aprendem fazendo, por meio de pesquisas individuais e coletivas, discussões em grupo nas rodas de conversas, exploração dos temas e dos materiais montessorianos.
Confira um pouco da rotina do 1º ano: