Image

Login

ATIVIDADES

Nossos alunos em ação

Semana Montessoriana - Infantil II B

01/09/2017 :: Educação Infantil - Infantil II B

Essa semana celebramos o aniversário de Montessori e o legado que nos deixou. 

A metodologia montessoriana teve sua origem na Itália, no início do século XX. Mais que um método de ensino, constitui-se em uma filosofia de vida que busca o desenvolvimento pleno do ser humano baseado na idéia do “ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo”.

O Sistema Montessori tem como princípios norteadores:

  • o respeito à individualidade;
  • o estímulo à autonomia;
  • o aprender a aprender;
  • a educação para a vida.

Montessori propõe uma educação libertadora que valoriza o ser pensante capaz de responder aos apelos da realidade, conscientes das suas responsabilidades.
Montessori é muito mais do que salas de aula organizadas com materiais concretos, é um ambiente estruturante de aprendizagem com grupos dialogando, outros concentrados, mas livres para escolherem a atividade e tempo para realizar.
‘‘...devemos ter em mente: dar liberdade à criança não é abandoná-la a si própria ou negligenciá-la. Nossa ajuda não deve torná-la uma passiva indiferença às suas dificuldades. Ao invés disso, devemos acompanhar esse crescimento com uma vigilância prudente e afetuosa.’’ - Montessori

A filosofia montessoriana edifica o trabalho, a concentração, a reflexão, as atitudes e formação de valores. O conhecimento é construído junto com o outro, na interação e compromisso com o bem estar da coletividade.

Na sala de aula, há muita experimentação com materiais que são o elo entre a criança e o currículo.
“São as mãos da criança que vão construir o significado de cada elo na teia do conhecimento científico” Montessori

O relaxamento é uma das técnicas da rotina dos alunos do Infantil II. O objetivo desta atividade é fazer com que as crianças mantenham a calma, percebam seu corpo, sua respiração, escutem os ruídos externos e vivênciem o silêncio. Diversas técnicas são utilizadas no relaxamento como: deitar e ouvir barulhos da natureza, ouvir os ruidos externos, fechar os olhos e imaginar o que a professora diz (vamos pensar no mar, imaginar o barulho do mar...), fazer carinho no amigo, seguindo as orientações da professora: "fazer carinho das pernas, nos braços, na barriga,...) e o carinho pode ser feito com as mãos, bom uma pena, uma bolinha, algodão,...

Dessa forma a criança vai aprendendo a desfrutar do silêncio, da calma, respeitar o outro. O importante é ajudá-las a encontrar formas de se acalmar: seja respirando fundo, ouvindo uma música tranquila, imaginando-se em um lugar agradável ou acariciando o amigo!

Outra atividade presente na rotina montessoriana é a aula de linha. Andar em círculo em cima da linha, com diversos movimentos do corpo, como: andar com as mãos na cabeça, andar na ponta dos pés, andar com um copo d´água na mão, etc. O objetivo é desenvolver a consciência corporal e temporal dos movimentos. A aula de linha da semana montessoriana foi com o desafio de caminhar na linha sem balançar o sino para não fazer barulho!

 

CONTATO

Image
LOCALIZAÇÃO
Alameda Afonso Schmidt, 592 • Santa Terezinha • São Paulo • SP • 02450-001
Image
TELEFONE
(11) 2979-4836
Image
E-MAIL
contato@novoalicerce.com.br
Image
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO