Essa semana celebramos o aniversário de Montessori e o legado que nos deixou.
A metodologia montessoriana teve sua origem na Itália, no início do século XX. Mais que um método de ensino, constitui-se em uma filosofia de vida que busca o desenvolvimento pleno do ser humano baseado na idéia do “ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo”.
O Sistema Montessori tem como princípios norteadores:
Montessori propõe uma educação libertadora que valoriza o ser pensante capaz de responder aos apelos da realidade, conscientes das suas responsabilidades.
Montessori é muito mais do que salas de aula organizadas com materiais concretos, é um ambiente estruturante de aprendizagem com grupos dialogando, outros concentrados, mas livres para escolherem a atividade e tempo para realizar.
‘‘...devemos ter em mente: dar liberdade à criança não é abandoná-la a si própria ou negligenciá-la. Nossa ajuda não deve torná-la uma passiva indiferença às suas dificuldades. Ao invés disso, devemos acompanhar esse crescimento com uma vigilância prudente e afetuosa.’’ - Montessori
A filosofia montessoriana edifica o trabalho, a concentração, a reflexão, as atitudes e formação de valores. O conhecimento é construído junto com o outro, na interação e compromisso com o bem estar da coletividade.
Na sala de aula, há muita experimentação com materiais que são o elo entre a criança e o currículo.
“São as mãos da criança que vão construir o significado de cada elo na teia do conhecimento científico” Montessori
Uma estratégia desenvolvida por Maria Montessori foi o jogo do silêncio, atividade que estimula a criança a permanecer por um tempo –em geral, um minuto– sem fazer nenhum ruído, para que possa prestar atenção ao próprio corpo e ao ambiente ao redor..
(…) A lição do silêncio tem uma importância capital, uma vez que o progresso da criança se mede pelo progresso do silêncio. Enquanto forem indisciplinadas, agitadas, dissipadas, não poderão assimilar grande coisa. Desde que se estabeleça a calma interior pelo esforço da vontade, tudo se ordena como os cristais num líquido saturado. (LENVAL, Helena Lubienska de. A Educação do Homem Consciente, p. 81)
É notória a relação entre silêncio e o crescimento intelectual das crianças. Concentradas, o rendimento delas aumenta, uma vez que a inteligência encontra um caminho mais seguro para o conhecimento.
Para alguns ainda é desafiador manter-se de olhos fechados e concentra-se em sua respiração e seu corpo, mas aos poucos compreendem seus movimentos, sua respiração, a percepção de si e do ambiente. Assim que o jogo termina, as crianças experimentam sensação de prazer e calma.