Montessori diz que a vida é uma sucessão de conquistas da independência.
Dos seis aos doze anos refere-se a esta fase de desenvolvimento como sendo o “Período Intelectual” de crescimento uniforme centrado na exploração mental.
Na primeira infância (0 a 6 anos) a criança conquista a independência física e por volta dos seis anos, entrada para o ensino fundamental, começa a recorrer ao raciocínio, ao mundo mais abstrato e tão arriscado quanto a fase anterior. Já não se satisfaz com respostas simples, pois são mais curiosas e ávidas por novos saberes, buscam informações que respondam a suas indagações.
A criança passa a planejar, pesquisar, inquirir e duvidar, cria estratégias e corajosamente caminha para o mundo abstrato.
O professor é o mediador nesse processo de conquistas, com olhar atento e proporcionando atividades e desafios num ambiente acolhedor e desafiador.
A independência e autonomia se desenvolvem gradativamente quando se possibilita à criança percorrer esse caminho, do pensar e do fazer.
Confira um pouco da rotina do 1º ano.