O método Montessori proporciona o ambiente adequado com materiais específicos para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.
Aquilo que a criança aprende nos primeiros anos de vida torna-se uma característica integrante de sua personalidade.
A Autoeducação diz respeito à capacidade inata que todo ser humano tem de aprender. A criança naturalmente explora o ambiente à sua volta, porque tem curiosidade, desejo por conhecer e descobrir.
A curiosidade infinita dos alunos, o "ver com as mãos" só pode ser suprida ao oferecermos uma infinidade de atividades.
" A curiosidade é um impulso para aprender"
(Maria Montessori)
A sala de aula é um ambiente preparado a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas.
A Vida Prática auxiliar o desenvolvimento do controle motor e das habilidades necessárias para o dia-a-dia. Os principais objetivos desta área, são o “cuidar do ambiente”, o “cuidar de si mesmo”, “habilidades úteis para a vida” e “graça e cortesia”.
Confira o trabalho pessoal do Infantil II B!