Em Ciências, estamos trabalhando os materiais e suas propriedades. Como aproximar o conteúdo à realidade dos alunos e fazer da aprendizagem significativa? Nada mais interessante que uma experimentação. Nesta fase o trabalho tem como objetivo suscitar a curiosidade em ligar o que aprende à vida.
Vimos que todo material tem características próprias que fazem com que cada um deles seja utilizado para algum fim. Há materiais permeáveis, impermeáveis, resistentes, frágeis, rígidos, flexíveis, etc...
Separamos os materiais utilizando ao longo do dia com diferentes características: plástico, papel e algodão. Cada um dos materiais foi colocado em uma bandeja e exposto à ação da água. As crianças após a observação concluiram:
- o papel e o algodão permitem a passagem da água, são classificados como materiais permeáveis.
- o plástico, contem a água, não permiti que ela o ultrapasse. Essa característica o torna um material impermeável.
Após estas constatações, havia mais uma pergunta e uma observação a fazer:
"Será que a transformação sofrida pelo algodão e pelo papel é irreversível?"
Levamos as bandejas com os dois materiais molhados para a nossa sala e deixamos no canto das experiências por 3 dias. No 3º dia, as crianças notaram que ambos haviam voltado à sua forma anterior, ou seja: essa foi uma transformação reversível.
A turma chegou a uma conclusão muito importante após a observação:
Se papel e algodão tivessem sido expostos a uma maior quantidade de água e por um maior tempo, provavelmente essa mudança seria irreversível, porque modificaria toda estrutura dos materiais.
Confira a atividade!